“Ser Médico”: Medicina UniGuairacá e a importância do exercício da profissão
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Em um mundo em constante transformação, repleto de avanços tecnológicos, desafios sociais e mudanças no cuidado com a saúde, ser médico vai muito além do exercício técnico de uma profissão. É escolher, todos os dias, dedicar tempo, conhecimento e empatia ao cuidado com o outro. É atuar na linha de frente da vida com responsabilidade, ética e paixão. Por isso, no último mês, durante a Cerimônia do Jaleco, os estudantes da primeira turma do curso de Medicina da UniGuairacá Centro Universitário, participaram da palestra “Ser Médico”, com o Dr. Hélio Angotti Neto.
A Medicina é uma das carreiras mais admiradas e exigentes, e isso se reflete na jornada de formação e na rotina diária dos profissionais. Ser médico significa estudar constantemente, tomar decisões em situações de alta complexidade, e, acima de tudo, estar preparado para ouvir, acolher e orientar. “Desejo que vocês conheçam a alegria ao conhecer os seus pacientes, ao tocar em suas vidas, ao presenciar momentos, testemunhar as lágrimas ou sorrisos dos seus pacientes, que vocês nunca deixem de se emocionar, e que vocês se lembrem de cada momento da formação de vocês e que as lições dos seus mestres estejam sempre contigo até o último dia, quando nós nos tornarmos pacientes e precisarmos da nova geração que vai nos atender. Sejam bons médicos. Um grande abraço para vocês e muito sucesso, pessoal”, ressalta o palestrante.
O papel transformador da Medicina na sociedade
Mais do que diagnosticar e tratar doenças, a medicina tem papel ativo na promoção da saúde, na prevenção de enfermidades e na educação da população. Em comunidades vulneráveis, em grandes hospitais, clínicas ou na pesquisa, seu trabalho impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas.
A responsabilidade de um médico vai além do consultório. Ela está comprometida com princípios éticos, com a confidencialidade, com a justiça no acesso à saúde e com a constante atualização de seus conhecimentos.
A medicina evolui diariamente. Novas doenças surgem, tratamentos se modernizam, e a relação médico-paciente se reinventa. Por isso, o compromisso com a formação contínua é parte essencial da trajetória médica.
Um chamado à vocação
Escolher a medicina é, para muitos, responder a um chamado. É acreditar que com seu trabalho é possível mudar realidades, salvar vidas e construir um futuro mais saudável e humano. “Estar no curso de Medicina é a realização de um sonho, parece que a gente ainda está sonhando, porque a gente imaginou isso por tantos anos e finalmente chegamos aqui. Sou muito feliz por fazer parte e poder um dia exercer essa profissão”, ressalta a acadêmica Paula Syritiuk.
Na UniGuairacá a educação e formação de qualidade é prioridade. Por isso, os estudantes sempre participam de palestras, eventos e conversas com profissionais sobre temáticas relevantes e que irão agregar muito na profissão e na inserção no mercado de trabalho da melhor forma possível.
As inscrições para o Vestibular de Medicina 2026.1 estão abertas. As provas serão realizadas no dia 27 de setembro de 2025, com inscrições até 24 de setembro, por meio do link disponível no site oficial.