Polícia identifica homens que furtaram peças de ônibus do transporte público em Maringá e geraram prejuízo de quase R$ 330 mil
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Um deles foi preso em abril, em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, e outro está foragido. Os dois também furtaram as mesmas peças em Garuva, em Santa Catarina em novembro de 2024. Suspeito de furtar peças de 11 ônibus em Maringá é preso
A Polícia Civil (PC-PR) identificou os dois suspeitos de furtar peças de ônibus do transporte público de Maringá, no norte do Paraná. Na época o prejuízo causado pelo furto chegou a ser estimado em quase R$ 330 mil e o funcionamento de algumas linhas foi afetado.
Um deles foi identificado como um homem de 26 anos, e foi preso no dia 28 de abril em Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo, onde segue detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém II. O outro, um homem de 30 anos, ainda está foragido.
✅ Siga o g1 PR no Instagram
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
O delegado Laércio Fahur informou que foi possível chegar até os suspeitos depois de uma troca e informações com a Polícia Civil de Santa Catarina. Os dois também participaram de furto de módulos de ônibus em Garuva, em Santa Catarina, em novembro de 2024.
As investigações sobre o caso continuam para tentar identificar os receptadores das peças furtadas e prender o que ainda está foragido.
Polícia usou placa de veículo, número de telefone e confronto de imagens para chegar nos suspeitos
Com a placa de um veículo usado no furto em Garuva, foi comprovado por meio de imagens de câmeras de segurança da prefeitura de Maringá que o mesmo carro também foi usado no furto na cidade.
Fahur também explicou que pediu o confronto de imagens faciais do suspeito de furto em Santa Catarina e do que foi visto em Maringá. O resultado confirmou que os dois eram a mesma pessoa.
A Polícia Civil de Santa Catarina também informou um número de telefone usado pelo suspeito. Segundo o delegado, o contato foi rastreado pela polícia do Paraná e confirmou que também foi usado no dia o crime na mesma região da garagem onde ficam os ônibus do transporte público de Maringá.
Fahur explicou que a prisão do suspeito já havia sido pedida pela polícia de Santa Catarina, por isso ele já estava com um mandado de prisão em aberto. Segundo delegado, o homem pode pegar até oito anos de prisão pelo furto em Maringá.
Sobre o outro suspeito, Fahur disse que não há imagens dele, pois ele ficava aguardando de longe pela ação do comparsa. Ele também possui homônimo - pessoa com nome de sobrenome igual - por isso a polícia tenta coletar mais informações sobre ele.
LEIA TAMBÉM:
Rolândia: Motorista de ambulância para em acidente na rodovia e descobre que vítima é o pai
Ponta Grossa: Pai embriagado não consegue chegar em casa e é encontrado dormindo com filha de 1 ano no chão, em estrada rural
Entenda: Deputados aprovam lei que autoriza policiais e bombeiros militares da reserva a voltarem a atuar no Paraná
Câmeras internas dos ônibus flagraram a ação do homem
Câmera registra criminosos furtando peças de ônibus do transporte público de Maringá
A Polícia Civil divulgou imagens de câmeras internas dos ônibus do transporte público de Maringá que mostram a ação de criminosos que furtaram peças dos veículos. Assista ao vídeo acima.
O caso aconteceu na garagem da empresa Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Conforme o advogado da empresa, Fabiano Moreira, as peças são módulos que ficam na parte interna do veículo e, sem elas, os ônibus não funcionam.
Nelas é possível observar o momento em que um homem entra no ônibus e, com uma ferramenta, tenta abrir um compartimento que fica acima do banco do motorista. É nesse local que os módulos são armazenados.
Furto aconteceu na madrugada de quarta-feira (19), na garagem da TCCC
Polícia Civil
A suspeita é de que o furto tenha sido encomendado, devido a agilidade dos suspeitos, que pareciam saber exatamente o que queriam fazer, segundo Fahur.
O delegado ainda informou que três pessoas foram presas neste ano, suspeitas de integrarem uma quadrilha especializada em furtos de módulos. Elas haviam furtado as peças de caminhões de uma empresa da região e já tinham praticado o mesmo furto em outras cidade.
Existe a suspeita de que os dois homens envolvidos no furto dos ônibus, também façam parte da mesma quadrilha, conforme Fahur.
11 ônibus ficaram parado nesta quarta, por causa do furto das peças.
RPC
Motoristas descobriram o furto
O advogado da empresa contou que o furto foi descoberto pelos motoristas, logo que chegaram a garagem, por volta das 4h30. Eles tentaram ligar os ônibus, mas não conseguiram e notaram que os veículos estavam sem os módulos.
Por meio de imagens de câmeras internas dos ônibus, membros da empresa conseguiram verificar que o furto foi cometido por dois homens. Os suspeitos pularam o muro, cortaram o alambrado e depois entraram nos veículos.
Peças furtadas são módulos que ficam na parte interna dos ônibus.
RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.