5 vinhos chilenos muito premiados que você precisa conhecer
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Que tal conhecer cinco vinhos chilenos superpremiados para brindar ao Dia do Chile, celebrado em 18 de setembro? O país andino encanta por seus rótulos que refletem a diversidade do país, do Vale de Maipo ao Vale de Casablanca e Vale de Colchagua, só para citar algumas das regiões mais famosas.
A uva tinta Carménère virou um símbolo nacional e ganhou reconhecimento internacional por sua expressividade aromática, com notas de pimenta, fruta vermelha e um toque terroso. Já os tintos de blends, com Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot, frequentemente entregam estrutura e elegância, ideais para acompanhar comidas, sobretudo carnes.
Entre as uvas brancas, Sauvignon Blanc e Chardonnay reinam inconteste e produzem vinhos brancos de altíssima qualidade, com frescor, aroma e mineralidade, especialmente no Vale do Limarí, cujo terroir chegou a ser comparado ao francês de Chablis.
Para você conhecer melhor a produção enológica do Chile, confira cinco rótulos tintos com altas pontuações em guias especializados que você precisa ter na adega.
Caliterra Pétreo Carménère
Divulgação
Elegante e sofisticado, apresenta com muitas camadas de aromas. É produzido com as melhores uvas Carménère do renomado terroir do Vale de Colchagua. A vinícola Caliterra trabalha com a filosofia da sustentabilidade ambiental.
No nariz, é austero e mineral com notas de sílex, amora, casca de toranja e toques vegetais de louro, estragão, mirtilos e violetas. Em boca, é suculento, redondo e complexo, com taninos finos.
Amadureceu 18 meses em barricas usadas de carvalho francês e é perfeito para acompanhar cordeiro, carnes vermelhas, aves e massas com molhos de carnes.
A safra 2021, disponível no Brasil, recebeu 95 pontos por James Suckling.
Tabali Talud Cabernet Sauvignon
Divulgação
Aromas intensos de fruta negra fresca e notas amadeiradas. Em boca, sabores frutados de groselhas e cerejas negras com taninos sedosos, mas marcantes. O final de boca é longo e persistente.
Amadureceu por 18 meses em barricas de carvalho francês e é ideal para acompanhar carnes grelhadas e assadas.
A safra 2022 recebeu 95 pontos no guia Descorchados.
El Pacto Acordo n. 2 Carménère
Divulgação
Esse vinho do centenária vinícola Santa Carolina foi agraciado com o reconhecimento da Linha Revelação pelo guia Descorchados 2023.
Apresenta aromas de frutos negros maduros, com notas herbáceas e picantes. Em boca, é encorpado com taninos redondos e finos. Mostra uma acidez surpreendente e sabores de frutas vermelhas, como cerejas, e preta, como ameixas maduras, com suaves notas de pimentão assado e especiarias, como pimenta e baunilha.
Amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês e combina com grelhados, assados com cozimento longo, terrines, quiche Lorraine, queijos envelhecidos.
Seña 2021
Divulgação
Tinto elaborado com quatro uvas – Cabernet Franc, Malbec, Carménère e Petit Verdot - apresenta delicados aromas de morangos, cassis e pétalas de rosa, envoltas por toques de cravo, especiarias e cacau.
Em boca, frutas vermelhas, groselha preta e chocolate amargo formam um paladar delicioso, perfeitamente equilibrado pela acidez suculenta e taninos finos. É um vinho com maravilhoso potencial de envelhecimento.
Amadureceu por 22 meses, sendo 90% em barricas francesas e 10% em foudres (grandes barris). É perfeito com carnes de caça, cordeiro assado e queijos duros.
Recebeu 100 pontos por James Suckling, 98+ pontos por Robert Parker e foi considerado vinho chileno do ano de 2023 por James Suckling
Tabali Roca Madre Malbec
Divulgação
Tabali Roca Madre Malbec é um vinho tinto chileno de altíssima qualidade. A uva Malbec é colhida à mão e os vinhedos ficam a 1.600 metros de altitude, no Vale de Limarí, um dos terroirs mais prestigiados do Chile.
O aroma é uma explosão de flores, muito elegante e complexo, mudando lentamente na taça com frescor extraordinário e aromas exuberantes de pêssego, ervas e flores. Em boca, apresenta taninos macios e refinados, e uma textura incrível.
Amadureceu por 18 meses em carvalho francês e acompanha carnes assadas e grelhadas.
A safra 2019 recebeu 96 pontos por Robert Parker, 97 pontos por Tim Atkin e 95 pontos por James Suckling.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.